A Diretoria Executiva se reuniu no último dia 5, em formato híbrido, para tratar das prioridades da entidade para o ano. Audiências, temas polêmicos, reuniões e eventos; “o ano promete ser muito movimentado”, avaliam os Diretores do Sindojus-SC.
A questão da desjudicialização, que se encontra na fase de discussão em âmbito nacional, é a que mais preocupa os Diretores, devido ao impacto que deve recair sobre a categoria, caso seja aprovada. Inclusive, para melhor esclarecer sobre o tema, a Diretoria decidiu pela produção de material explicativo, a ser distribuído nas Comarcas e, ainda como forma de conscientização sobre a questão, no próximo dia 2 de abril, será realizada uma LIVE explicativa - nas contas do Facebook e Instagram do sindicato, com a presença, inclusive, do presidente da Fesojus-BR, João Batista Fernandes.
Outro assunto tratado no encontro foi o processo de transição dos Oficiais de Justiça da Infância - prevista no art. 5º da Lei Complementar (LC) 786/21, que ainda persiste. Com relação ao tema, os Diretores decidiram buscar uma nova abordagem junto ao TJSC, para que, assim, seja finalizado o processo, principalmente, no que se refere aos acolhimentos e desacolhimentos dos menores.
Com a mesma importância, foi colocada na mesa de discussões, as reclamações pontuais e oriundas de alguns filiados, as quais estão sendo tratadas caso a caso. Ainda, como a situação da dengue no Estado está alarmante, o Sindojus-SC protocolou pedido de vacina ao TJSC (ver matéria aqui).
Por fim, alguns eventos para o ano foram definidos, como a continuidade do Encontro dos Aposentados, pré-definido para setembro, o Encontro Estadual da Categoria e Assembleia Geral Ordinária, para junho, assim como, encontros virtuais visando a discussão de temas específicos com a classe. No discorrer do ano serão divulgadas novidades.