A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), informa que, após o ciberataque mundial ocorrido na última sexta-feira, dia 12 de maio, foi realizado o desbloqueio do recebimento de e-mails externos ao Poder Judiciário Catarinense, interrompido às 17h20min daquela data.
Contudo, por medida de precaução, foi elevado o nível de segurança para recebimento de e-mails internos e externos, o que poderá ocasionar lentidão de até uma hora para chegada na caixa de entrada.
Reforçamos que os usuários devem ficar atentos para os procedimentos de segurança que podem evitar este e outros tipos de ataque:
Agir com cautela ao abrir arquivos e links recebidos por e-mail; e
Documentos do Microsoft Office (arquivos do Word ou Excel, por exemplo) e do Adobe Systems (arquivo em PDF, por exemplo) podem conter macros. Negar sempre que houver solicitação para abrir esses macros.
Caso seja identificado qualquer tipo de ameaça, ocorrida ou suspeita, deve-se notificar ao TSI ou à DTI para que sejam efetuadas medidas de segurança.
Esclarecemos que durante o período de bloqueio (das 17h20min de sexta-feira até 12h15min desta segunda-feira) os e-mails externos que foram enviados a este PJSC foram rejeitados pelo sistema de proteção e não serão recebidos após este desbloqueio.
Fonte: TJSC