Conhecido mundialmente como o mês da conscientização à prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul é uma data importante que o SINDOJUS-SC apóia, incentivando seus filiados do sexo masculino a voltarem sua atenção para a prevenção e tratamento dessa doença que já atingiu, só em 2018, 68 mil novos casos.
Muito além de conscientizar, a campanha tem como missão acabar com o preconceito envolvendo os procedimentos do exame.
A falta de informação é uma das grandes barreiras que intimida muitos homens à prevenção e, consequentemente, ao diagnóstico precoce da doença.
No início, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e por isso, quando diagnosticado, em 95% dos casos a doença já está em estágio muito avançado.
Alguns sintomas como: dificuldade, dor ou ardor e vontade frequente em urinar, sensação de que a bexiga está sempre cheia, cor escura da urina e dor ao ejacular, são manifestações de uma fase avançada da doença.
O objetivo com o Novembro Azul é poder alertar os homens (principalmente os com mais de 50 anos) que o exame de toque retal ou PSA são importantíssimos na luta contra o câncer.
E apesar de todo o preconceito em torno, o exame é indolor, rápido e é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos.
Previna-se! Porque a prevenção é o caminho mais seguro!