Sindojus-SC visita 13 Comarcas do Oeste, ouvindo in loco as demandas da categoria

31/10/2024 20:21:59



Em uma ação conjunta liderada pelo Diretor de Apoio às Comarcas do Sindojus-SC, Ricardo Prado, em parceria com o presidente da entidade, Fernando Amorim Coelho, o Sindicato visitou os oficialatos de mais de 13 Comarcas do Oeste catarinense. Durante as reuniões presenciais, os Diretores puderam dialogar diretamente com os oficiais de justiça, discutindo estratégias adotadas pela entidade e questões mais sensíveis a cada Comarca.

As Comarcas visitadas pelo Sindicato foram: Rio do Sul, Ituporanga, Lages, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Capinzal, Videira, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Seara. Em cada uma delas, segundo Prado, os oficiais compartilharam diversos desafios que enfrentam no dia a dia, incluindo o excesso de mandados em algumas comarcas, a expedição de mandados de forma desnecessária e, em muitos casos, com endereços imprecisos. “Também foram expressas preocupações com a extinção de cargos, como ocorreu recentemente em Lages, onde uma vaga foi transferida para outra comarca”, acrescentou.

Entre as sugestões apresentadas pela categoria do Oeste catarinense, está a instalação de internet nos fóruns, visto que muitos enfrentam dificuldades de conexão ao usar aparelhos próprios. Outra demanda foi a adoção de uma política de substituição voluntária regional, semelhante ao modelo implementado em Palhoça. Os oficiais também solicitaram que o sindicato busque formas de comunicação mais efetivas para informar os filiados sobre as estratégias adotadas e sugeriram a criação de convênios com táxis locais onde não há funcionamento de aplicativos de transporte, para resolver a questão dos mandados da Infância. 

Todos os reclames e opiniões foram devidamente anotados e, a partir de agora, as demandas levantadas serão direcionadas aos respectivos Diretores responsáveis pela temática - Jurídico, Assuntos Legislação, Presidência, Apoio às Comarcas, etc. Na sequência, após avaliação, os Diretores darão seguimento às providências necessárias para minimizar os problemas enfrentados pela categoria. 

Por fim, a Diretoria do Sindojus-SC acredita que esse tipo de iniciativa, de estar in loco com os filiados, reafirma o compromisso do sindicato em ouvir as necessidades dos oficiais de justiça, buscando soluções junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para melhorar as condições de trabalho e promover maior eficiência nas comarcas. No entanto, esclarece que como nenhum dos Diretores do Sindojus-SC são liberados de suas funções - cumprindo seus mandados integralmente, essas ações são realizadas conforme disponibilidade dos mesmos, que utilizam de suas folgas e férias particulares para atuação sindical.




SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA


(48) 3879-5501  |   (48) 9 8841-6131
Rua Silveira de Souza, nº 60 - CENTRO
Florianópolis - Santa Catarina. Cep: 88020-410


2019 SINDOJUS / SC | Todos dos Direitos Reservados